VAREJO E ATACADO

Varejistas e atacadistas enfrentam expansão das Operações Multicanal – cenário de compras on-line e entregas rápidas, experiências de varejo presencial e uma preferência do cliente por opções de entrega e devolução seguras e sem contato.

Embora as compras digitalizadas não sejam de forma alguma um fenômeno novo, o aumento da demanda durante a pandemia criou desafios adicionais para varejistas e atacadistas.

As operações comerciais estão sendo pressionadas até seu ponto de ruptura, enquanto varejistas e atacadistas tentam se adaptar e gerenciar um conjunto cada vez mais complexo de riscos, desde a segurança cibernética até as interrupções da cadeia de fornecimento.

Algumas macrotendências se destacam para o gerenciamento de riscos do varejo (KPMG, 2021): 1. Rentabilidade e liquidez: o risco acontece quando os varejistas requerem financiamento para atender às suas necessidades de tecnologia e expansão, além de surgirem riscos de fraude.

2. Reputação e ética: nesse ponto, o risco está relacionado ao insucesso na manutenção da privacidade e segurança no ambiente online, assim como os riscos de reputação devido à repercussão nas mídias sociais.

3. Sociedade e pessoas: o não atendimento das responsabilidades corporativas e sociais, assim como a dificuldade em atrair e reter pessoal qualificado são riscos relacionados aos recursos humanos.

4. Compliance: o risco regulatório relacionado ao não cumprimento de leis, regulamentos, regulamentações e padrões éticos dentro da jurisdição da operação e as restrições sobre as condições comerciais, políticas e de distribuição do país são considerados fatores de risco em um momento que o consumidor se torna muito mais atento e exigente a esses quesitos.

5. crescimento e concorrência: pressões crescentes para atender a demanda imprevisível dos clientes, concorrência globalizada intensa e as oscilações em moedas correntes são tendências de risco no viés do crescimento e concorrência de uma empresa.

6. operação e tecnologia: ganha vantagem competitiva aquela empresa que aposta em automação e adoção de tecnologias emergentes, representando um risco para aquelas que assim não o fizerem. Entretanto, ameaças crescentes de ataques cibernéticos e de segurança representam um grande ponto de atenção.

7. Interrupção na distribuição ou processamento de mercadoria: a dependência da operação de outras filiais e de outros locais para a produção podem afetar a qualidade e segurança do produto.

Tendências diversas, emergentes ou existentes, e os varejistas precisam estar atentos a potenciais crises, com plano específico para identificar, avaliar e tratar essas ameaças com rapidez.

Como na natureza, as organizações que sobrevivem não são as mais resistentes, mas aquelas com a maior capacidade de adaptação às mudanças do mercado.

Consulte-nos sobre como podemos ajudar a navegar por esses riscos para sustentar o crescimento e a lucratividade de seus negócios.