A produção de algodão na safra 2024/25 deve alcançar 4,08 milhões de toneladas de pluma, enquanto a estimativa para safra 2025/26 é de 4,03 milhões de toneladas, 2,14 milhões de hectares, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Para além das incertezas de mercado, desafios de custeio, riscos agrícolas, risco climáticos, dentre outros; o setor é exigido a gerenciar riscos intrínsecos ao produto.
Recentemente, outro incêndio de grandes proporções em fardos de algodão em algodoeira no Setor Industrial de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. (16 Out 2025).
Esse tipo de ocorrência revela que não se trata apenas de ser eficiente, mas como empresas se deparam com os desafios de entender a natureza e abrangência das ameaças que podem afeta-las, ou ainda como controlá-las. Recuperar-se de um evento catastrófico pode não ser possível.
Obs: Cavitamia em Fardos de Algodão ocorre a partir da fermentação resultante da umidade e pela atuação de microrganismos que acaba por elevar a temperatura no interior dos fardos até o ponto de combustão da pluma sem produzir chama. O processo progride até a ignição da superfície do fardo em contato com o oxigênio.