No cenário atual, a incerteza é uma constante. No entanto, a forma como as organizações encaram e gerenciam essa incerteza é o que define sua longevidade e sucesso.
Essa foi exatamente a essência da conversa com Pedro Barbato Filho, no programa da @Rádio Imprensa FM, SP, 30 junho 2025, 07:00 h*
Exploramos juntos como a Gestão de Riscos vai além de mitigar ameaças, e se consolida como um catalisador de oportunidades e um motor de valor, permitindo às sociedades e empresas não apenas mitigar ameaças, mas explorar oportunidades e alavancar o crescimento sustentável. Como isso funciona?
1) Nas sociedades e empresas como alavanca para o sucesso. O mapeamento, análise de vulnerabilidades e programas de melhorias dos riscos são investimentos para: a) Alocação mais inteligente de recursos e priorização de investimentos. b) Governança, Confiança e credibilidade de investidores e clientes. c) Otimização de Custos, melhores condições de seguro e prevenção de sinistros. d) Continuidade Operacional e proteção contra imprevistos.
Evite os erros comuns: Subestimar riscos; Não alinhar riscos com a estratégia empresarial; Comprar seguros inadequados; Focar apenas no preço; Negligenciar prevenção; Má gestão de sinistros;
2) Para Corretores e Seguradoras como transformação de seu papel e criação de valor diferenciado: a) Fidelização de Clientes: Ofereça gestão de riscos, não apenas apólices. b) Precificação Inteligente: Entenda o perfil de risco para ofertas competitivas. c) Inovação em Produtos: Desenvolva soluções customizadas que realmente agregam valor.
Mensagem aos Corretores (e não importa se pequenos, médios ou grandes): Torne-se um Consultor – o conhecimento é um diferencial competitivo imbatível. Eduque seus clientes, faça parcerias estratégicas e entregue valor para muito além da venda de apólices.
3) Resiliência: Eventos climáticos extremos estão na lista dos maiores riscos globais da próxima década. Integrar sustentabilidade na gestão de riscos não é uma opção, é uma necessidade urgente para um futuro mais seguro.
Essa troca de ideias fica como um convite à reflexão: o que a sua empresa está fazendo para gerenciar incertezas e risos; e transformá-las em resiliência e alavancas de desempenho? Qual a importância de alinhar o gerenciamento de riscos à estratégia corporativa?
Programas de Gestão de Riscos e Seguro são ativos estratégicos habilitadores de crescimento, liberando capital e viabilizando projetos que impulsionam a inovação.
Estamos prontos para transformar incertezas em sucesso e construir um futuro mais resiliente? Compartilhe sua opinião nos comentários!
#GestaoDeRiscos #RiskManagement #Seguros #ESG #Lideranca #Inovacao #Resiliencia #AlfredoChaia Risk Veritas