Transporte de Veículos Elétricos
Incêndio no navio Morning Midas (Pure Car and Truck Carrier PCTC), em 3 junho 2025.
De acordo com a Guarda Costeira dos EUA, o navio transportava 3.159 veículos, incluindo 65 veículos totalmente elétricos e 681 veículos elétricos híbridos parciais; além de aproximadamente 350 toneladas métricas de gás combustível e 1.530 toneladas métricas de óleo combustível (VLSFO), o que representa riscos ambientais associados a vazamentos de combustível e carga.
A fumaça foi detectada pela primeira vez emanando de um convés contendo veículos elétricos; mas não há informações sobre qual veículo (e marca !!!!) responsável pelo início do incêndio.
Apesar dos esforços imediatos de combate a incêndios utilizando sistemas de bordo, a tripulação não conseguiu controlar o incêndio, sendo necessário abandonar a embarcação. Em 5 de junho o navio continuava a queimar aproximadamente 300 milhas ao sul de Adak, no Alasca.
O primeiro rebocador de salvamento, transportando especialistas e equipamentos especializados, deverá chegar ao local por volta de 9 de junho.
Veículos Elétricos e Segurança Contra Incêndios: O incidente do Morning Midas destaca as complexidades do transporte marítimo de carga, especialmente com o aumento do transporte de veículos elétricos e híbridos.
Conclusão: O uso de baterias evolui e não é provável sejam substituídas por outras tecnologias no curto prazo.
Entretanto, o risco de incêndio se agrava por sobrecarga, abuso mecânico ou térmico, curto-circuito e falhas internas das células com aumento descontrolado da temperatura (“fuga térmica”) e liberação gases resultando em explosão ou fogo propagando-se para células adjacentes.
Estacionamentos subterrâneos (particularmente aqueles equipados com estações de recarga) estão expostos a danos consequenciais e de responsabilidade decorrentes de eventos com veículos elétricos.
Este incidente sublinha (mais uma vez) os desafios contínuos enfrentados pela indústria em relação aos veículos elétricos (EVs); e a importância de melhores protocolos de segurança no manuseio e armazenamento de veículos elétricos; além de estratégias aprimoradas de resposta a incêndios – no mar e na armazenagem em terra.