Negócios, Expansão, Inovação e Gestão de Riscos

Risk Veritas

0 Comment

Blog

Uma corporação está exposta a diversos riscos estratégicos que podem impactar sua capacidade de atingir objetivos de longo prazo, enquanto precisam garantir sua sustentabilidade.

Navegar em cenários competitivos exige equilibrar crescimento, inovação, enquanto gerenciam os riscos inerentes às suas operações.

No Horizonte do “core business” – em que operações essenciais garantem a continuidade do negócio; a gestão de riscos deve focar na eficiência e resiliência operacional, mitigando ameaças que possam impactar vida, meio ambiente, patrimônio e o fluxo de receita.

Nessa fase, a estratégia de riscos envolve identificar e controlar os riscos tradicionais de instalações e processos, cadeia de suprimentos e produção, dentre tantos outros, além de conformidade regulatória. Preservar a estabilidade da operação principal é crucial para fornecer uma base sólida a partir da qual as inovações podem ser financiadas e sustentadas.

Transitar no Horizonte de explorar novas oportunidades em segmento de negócios emergentes envolve riscos estratégicos mais complexos, uma vez que a organização está expandindo suas fronteiras. O risco de canibalizar o core business ou de subestimar os desafios regulatórios e operacionais de novos mercados é real; e requer portfólio diversificado para mitigar as incertezas enquanto a empresa busca o crescimento.

Nesse contexto, o foco na gestão de riscos precisa ser adaptável e prospectivo, priorizando o monitoramento contínuo de tendências, avaliação de novos concorrentes e modelos de negócios.

Transpor o horizonte da experimentação na busca por inovações disruptivas e transformação dos mercados futuros exige uma abordagem dinâmica de gestão de riscos e de incertezas de forma adaptável e prospectiva.

Aqui, empresas bem-sucedidas constroem estruturas que encorajam a inovação enquanto minimizam o impacto dos fracassos inevitáveis, assegurando que qualquer perda ou erro seja uma oportunidade de aprendizado e não uma ameaça à sobrevivência da organização.

A Integração dos Três Horizontes com a Gestão Estratégica de Riscos permite que as empresas mantenham sua operação atual, enquanto exploram novas oportunidades para transformar a inovação em vantagem competitiva. Isso gera resiliência organizacional e assegura que, mesmo em meio à inovação, os riscos sejam bem calculados e geridos, possibilitando um crescimento seguro e escalável em um ambiente volátil e de rápida mudança.

Post Comments:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima