Gestão de Riscos Corporativos: Lições do Estudo Cambridge e IRM para Empresas Globais

Risk Veritas

0 Comment

Blog

O estudo “Risk Management Perspectives of Global Corporations”, Cambridge Centre for Risk Studies e Institute of Risk Management, aborda as práticas de gestão de riscos em corporações globais, analisando vulnerabilidades, ferramentas e estratégias de mitigação. Alguns dos pontos analisados:
 
Complexidade Operacional: A globalização criou cadeias de suprimento extensas e vulneráveis a riscos geopolíticos, regulatórios e climáticos; algumas delas suscetíveis a protecionismo e nacionalismo.
 
Interconectividade Econômica: Dependência de mercados globais amplifica o impacto de eventos disruptivos, como crises econômicas ou conflitos internacionais.
 
Vulnerabilidades Corporativas: Pressões internas e externas (regulamentações, riscos operacionais e financeiros) impactam modelos de negócios.
 
Os principais riscos identificados: – Desempenho Financeiro: receita, lucros e valor das ações:

– Desempenho Operacional (eficiência e continuidade)

– Conformidade e Adaptação a normas legais e relatorias

– Reputação e Gerenciamento da percepção pública e impactos de falhas éticas ou operacionais

– Risco de ataques cibernéticos e violações de dados.
 
O estudo também apresentou a percepção de ineficiência e falta de personalização nos produtos de seguro disponíveis; e ainda a necessidade de maior integração entre gestão de riscos e compra de seguros.

No campo das Estratégias de Mitigação aparecem os desafios de @Cultura: Treinamento e Aumento da capacitação em processos críticos. @Reconfiguração da Cadeia de Suprimentos: Ajustes na localização e na estrutura logística para mitigar riscos de dependência global. @Adaptações Estratégicas: Mudanças em ofertas de produtos e footprints geográficos; além do fato que e a gestão de riscos deve lidar com ameaças emergentes e impactos climáticos.

O estudo destaca que o papel do gerente de risco corporativo evoluiu e, em muitos casos, expandiu sua missão para ter supervisão sobre a sustentabilidade e viabilidade da empresa através de processos de gerenciamento de riscos operacionais e estratégicos.

Isso inclui práticas de governança e sustentabilidade além das atividades mais táticas da organização. Para muitas corporações, as responsabilidades das equipes de risco sênior tornaram-se coordenadas e centralizadas, a fim de possuir e gerenciar a totalidade dos riscos da empresa.”

O relatório conclui que a gestão eficaz de riscos é essencial para a sustentabilidade e competitividade de corporações globais.

qual sua avaliação? como está agindo para lidar com esses desafios?

Post Comments:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima