AGRONEGÓCIO

Estudos de crescimento populacional e aumento da produção de alimentos apontam que a população mundial crescerá de 7,5 bilhões para 10 bilhões até 2050, exigindo aumento de 70% na disponibilidade total de alimentos.

Produtores, traders, fornecedores de insumos e implementos enfrentam ambiente de negócios complexo com desafios de transformação digital, inovação, alcance e escala que criam novas vulnerabilidades para além dos desafios relacionados já presentes no setor.

Relevância das questões relativas à sustentabilidade restringirá a expansão da produção através de métodos tradicionais. As credenciais ambientais e sociais dos produtores agrícolas são cada vez mais importantes para os fabricantes de alimentos e para o consumidor final; e criam um risco à reputação para agricultores e compradores de commodities que precisam ser cuidadosamente gerenciados.

A Agropecuária enfrenta riscos relativos a meteorologia, alteração climática, oscilação cambial, variação de colheita, demandas cíclicas, inovação em biotecnologia e sistemas de produção, controle integrado de pragas e infecções, contaminação de produto, gargalos no transporte, para além de muitas outras exposições. Some-se a tudo isso, questões geopolíticas de segurança alimentar global.

PERGUNTAS FREQUENTES

Alterações climáticas: a imprevisibilidade crescente do clima – secas, tempestades, inundações e incêndios – criaram novas vulnerabilidades à medida que empresas agrícolas buscam se adaptar às demandas dos consumidores.

Cadeia de suprimentos para aumentar a produtividade, rendimento total e acesso ao mercado.

Segurança Sanitária: infestações, epidemias e pandemias (peste suína africana, gripe aviária) causaram impacto na indústria pecuária e provocaram perturbações na cadeia de abastecimento.

Cibernético: cada vez mais, a internet das coisas permite aumentar a visibilidade e rastreabilidade da cadeia de suprimentos; exigindo incremento da segurança virtual e contingência caso uma falha não puder ser evitada.

As empresas agrícolas precisam criar um programa proativo de gerenciamento de riscos que aborde esses e outros riscos.

A Risk Veritas pode ajudar a navegar por esses riscos para sustentar crescimento e lucratividade dos negócios.