24 Out 2025
Durante a pandemia ocorreram interrupções na produção por falta de chips; e dessa vez um problema geopolítico, entre China e Holanda ameaça provocar uma nova escassez e o risco de interrupção da cadeia de suprimento.
Há poucos dias, o governo holandês assumiu o controle da subsidiária local de um grupo chinês de produção de semicondutores. Em resposta, a China impôs restrições à exportação de componentes eletrônicos essenciais para módulos de controle, sistemas de injeção e produtos de alta tecnologia aplicados em veículos leves, comerciais e industriais.
O setor aponta o risco de eventual paralisação e cumprimento de contratos de exportação; defende um programa governamental que favoreça a produção local de semicondutores.
A volatilidade das relações internacionais, políticas comerciais e conflitos regionais geram um ambiente de negócios imprevisível, impactando cadeias de suprimentos, e a viabilidade de operações em certas geografias.
Por hora, a interdependência econômica (um dos aspectos da globalização) continuará a caracterizar as relações internacionais. Entretanto, medidas para aumentar a resiliência de estratégias corporativas e geopolíticas ganharam mais relevância.
Quais megatendências terão impacto na transformação dos negócios?
De que forma eles afetam as estratégias de negócio?
Quais são os Riscos Emergentes desse novo ambiente?
Como as organizações estão encarando esses desafios?
A capacidade de antecipar e mitigar os efeitos dessas incertezas torna-se um diferencial competitivo.